♪ Nossa história...



O Coro Sinfônico do STBNB

O Coro Sinfônico é um grupo coral recifense mantido pelo Departamento de Música do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) desde 1962, data de sua criação. É integrado por uma seleção de professores, alunos e ex-alunos do STBNB, e também por pessoas da comunidade que demonstram interesse pela música coral. Dentre os alunos participantes, vários são oriundos de outras cidades do Brasil, fato este devido a que os cursos do STBNB têm regularmente atraído alunos de fora da cidade do Recife.
Entre os objetivos principais do Coro Sinfônico estão a divulgação da música coral de alta qualidade, a evolução musical dos alunos e a divulgação do STBNB. O Coro cumpre um programa que se destina a descobrir e apresentar novas composições sacras, assim como executar obras eruditas e folclóricas.
Entre algumas obras já executadas pelo Coro Sinfônico, destacamos composições de: Bach, Handel, Beethoven, Haydn, Mendelssohn, Brahms, Vivaldi, Dvorák , Fauré, Saint-Saëns , Bernstein, Poulenc, Rachmanioff, Villa Lobos, Osvaldo Lacerda, Ernesto Nazareth, Ary Barroso, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Marlos Nobre, Nelson Mathias, John Rutter, John Leavitt, Mark Hayes, Buryl Red, Twila Paris, Tom Fettke, Ralph Manuel, Gamaliel Perruci, Nabor Nunes, Eduardo Lackschevitz, Simei Monteiro, Alcingstone Cunha, Marceli Silveira, Agenor Miranda Neto, Roselena de Oliveira, Libna Vilarinho, Sueudo Fernandes, entre outros. Alguns destes compositores foram professores ou alunos do STBNB.
O Coro Sinfônico já participou de várias turnês, tanto no Brasil como em Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, França, Inglaterra, Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos.
Atualmente o coro está sob a regência do Prof. Robson Ribeiro. O acompanhamento ao piano é feito pela professora Dayse Gomes. Além disso, o Coro Sinfônico é acompanhado em ocasiões especiais por orquestra.
O Projeto “Sinfônico nas Igrejas” existe desde 1995, tendo sido idealizado pelo então regente Alcingstone Cunha. Consiste em separar uma semana do mês de maio para apresentações diárias, cada dia em uma igreja diferente. As igrejas que recebem o Coro Sinfônico são, na sua maioria, igrejas evangélicas do Grande Recife. No entanto, o Coro tem se deslocado freqüentemente para outras cidades do interior e até de outros estados também.
A apresentação dura, em geral, 80 minutos e é constituída principalmente de músicas corais. Eventualmente alguns dos alunos de música apresentam números solo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Coro Sinfônico do STBNB © 2011